17.12.2013 - 16:33
Feira de Artesanato movimenta Centro da Juventude de Santo Amaro
Por Jacqueline Bezerra - Responsável Jô Lima / Ass. de Imprensa da SEDSDH
Materiais reciclados são a matéria prima das peças confeccionadas
Foto: Hugo Leo Delmiro

Pelo oitavo ano consecutivo o Centro da Juventude de Santo Amaro, que faz parte da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realiza de hoje (17) até quinta-feira (19), das 9h às 13h, a Exposição de Artesanato e Reciclagem. A ação está sendo coordenada pela professora, Elza Monteiro, que ministra aulas, para 15 mulheres da comunidade, entre elas mães dos jovens atendidos pelo Centro.


A inciativa tem por objetivo oferecer para essas mulheres algo que venha a trazer uma renda a mais para o sustento da família. Os artigos confeccionados no curso são comercializados na comunidade em que vivem. Nesse período de Natal muitas também presenteia amigos e familiares com peças criadas por elas, como quadros decorativos; castiçais; guirlandas; arranjos para mesa e porta-chaves.


Para Elza, é gratificante poder passar para o grupo seus conhecimento de artesanatos. “Nesse meus oito anos de trabalho aqui no centro, só tenho a agradecer a essas mães e muitas outras que aqui já passaram. Ensino tudo que sei, com carinho, pois isso aqui é minha vida. Adoro o que faço. Com isso eu ocupo a mente de muitas delas, que estão em depressão, outras que tiveram derrame. Ajudar o próximo é o papel de todos nós”, afirmou.


A aluna Rosana Alencar, 45, mãe de 3 filhos, diz que o curso só veio beneficiar sua vida “Aqui para mim é uma terapia. Além de ter a oportunidade de ganhar dinheiro com o que produzimos, fazemos amizade, temos momento de descontração e sim tivermos com algum problema, aqui no instante passa”, declarou.


A exposição conta com belos enfeites natalinos e artesanato em geral, todos feitos com material reciclado como garrafas pet e de vinho; disco de vinil; plásticos; recipientes de detergentes e caixas de leite.

Voltar