13.03.2013 - 16:20
Semanas de Direitos Humanos leva ações de cidadania a todas as regiões do Estado
Por Pedro Pinheiro - Responsável Jô Lima/ Ass. de Imprensa da SEDSDH
Equipes da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, vão percorrer as 12 Regiões de Desenvolvimento com ações de cidadania e Direitos Humanos

Começa na próxima segunda-feira (18) e vai até o dia 22 de março, no Sertão do Araripe as Semanas de Direitos Humanos do Estado. Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio de sua executiva de Justiça e Direitos Humanos, as atividades serão destinadas aos direitos da criança e do adolescente, do idoso, da mulher e do público LGBT.

O encontro tem por objetivo informar a população sobre os direitos e deveres na busca da cidadania e na prevenção à violência. Na ocasião haverá palestras, oficinas, orientação para o público participante, emissão de documentos, atendimentos sobre mediação de conflitos e defesa do consumidor. Finalizando as semanas haverá o Seminário Regional, que tem como tema: “Pernambuco pelos Direitos Humanos”, que irá focar na atualização do Plano Estadual de Direitos Humanos.

De acordo com a secretária Laura Gomes, durante os seminários serão apresentadas propostas para a elaboração do documento. “Em 2012, foram 920 propostas encaminhadas à secretaria. Tudo isso resultado dos seminários realizados para a composição do Plano Estadual de Direitos Humanos”. Ainda segundo Laura, “as semanas de Direitos humanos abrem espaço para a sociedade civil organizada apresentarem demanda e denúncias”, ressaltou.

Paulo Morais secretário executivo da SEJUDH informou que este é o terceiro ano de realização das Semanas de Direitos Humanos que vai de março a setembro de 2013. Ele disse que o evento é uma solicitação da sociedade e das redes parceiras, como secretarias municipais, instituições de assistência social, principalmente as interior do estado, na busca de informações sobre políticas públicas de combate às violações e prevenção à violência. Em 2012, as semanas contemplaram 143 cidades, com 392 ações, e beneficiou um público de 9.121 pessoas. Para este ano, com a ampliação das atividades para a sociedade civil, a expectativa é que esse público seja duplicado.

Serviço:

Semanas de Direitos Humanos 2013

Data: 18 a 22 de Março

Local: Sertão do Araripe (Ouricuri, Araripina, Bodocó, Exu e Ipubi)