18.05.2020 - 16:46
Operação Quarentena garante cestas básicas a comerciantes informais de São Lourenço da Mata
Por Jumariana Oliveira
Na manhã desta segunda-feira, 300 cestas básicas foram entregues a profissionais previamente cadastrados pela gestão municipal

Dando continuidade às ações sociais da Operação Quarentena, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, em parceria com a Prefeitura de São Lourenço da Mata, promoveu a distribuição de 300 cestas básicas na manhã desta segunda-feira (18), a comerciantes informais que atuam no Centro da cidade. A ação contemplou profissionais que foram previamente cadastrados pela gestão municipal. Em paralelo, novos cadastros foram realizados também na manhã de hoje. A iniciativa foi realizada no Centro Social Urbano Tito Pereira.

A ação tem o objetivo de dirimir os impactos da paralisação das atividades que ocorre em virtude da quarentena rígida, que se iniciou no último sábado (16), em cinco municípios da Região Metropolitana. A cidade recebeu mil cestas básicas para serem destinadas a esse público e dará continuidade à distribuição conforme o cadastramento dos trabalhadores informais. Já em Camaragibe, a primeira distribuição foi realizada no sábado, contemplando 189 comerciantes. Nas cidades, as ações sociais seguem até o dia 31.

“Temos realizado parceria com as prefeituras dos cinco municípios para promover ações sociais de conscientização da importância de manter o isolamento social e levar assistência àqueles que têm sua fonte de renda afetada com a paralisação das suas atividades. As ações serão feitas em várias etapas, respeitando o perfil de cada município, mas buscando sempre auxiliar esses profissionais a passar por esse momento, que é difícil, mas precisa da contribuição e empenho de todos”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.

Vendedora de espetinho, a comerciante Mariana Cristiane da Silva destacou a importância da ação para aqueles com a fonte de renda afetada nesse período. “Isso foi uma maravilha porque a gente não tem condições de trabalhar nessa pandemia e toda ajuda está sendo bem-vinda”, afirmou.

Ainda na manhã de hoje, o secretário-executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues, vistoriou as atividades realizadas em Olinda, que também está inserida na quarentena, e também em São Lourenço da Mata, onde foi acompanhado pela secretária municipal Kely Morgana.

Além das ações sociais, a Operação Quarentena conta ainda com atuações sanitárias e de fiscalização. Junto a SDSCJ, estão as secretarias estaduais de Saúde, Defesa Social, Prevenção, Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Infraestrutura. A quarentena nesses cinco municípios estabelece que, até o dia 31 de maio, a população só poderá sair de casa para atividades essenciais, como ir ao supermercado, padaria, farmácia ou para atendimento médico. No caso de o deslocamento ser feito utilizando veículo, será preciso respeitar um rodízio: placas terminadas em número par só podem circular em dias pares. As terminadas em número ímpar, só podem circular em dias ímpares.