25.03.2020 - 14:47
Cursos gratuitos em EAD são oferecidos para profissionais da Assistência Social
Por Isabela Pontes
Entre as modalidades disponíveis: Básico do Criança Feliz, CAD Único, Bolsa Família e Amigo da Pessoa Idosa

 

Apesar da crise do Coronavírus, os profissionais da área da Assistência Social contarão com uma oportunidade para se especializarem durante a quarentena: são cursos on-line e gratuitos. As aulas estão disponíveis no novo Portal de Capacitação do Ministério da Cidadania (http://www.mds.gov.br/ead/) e estão divididas por categorias. A carga horária de todos eles varia de 15 a 40h, dependendo da modalidade escolhida.   


Entre alguns dos cursos oferecidos estão Assistência Social, Criança Feliz, Cadastro Único e Bolsa Família e Amigo da Pessoa Idosa. Para participar basta clicar no tópico de interesse e se cadastrar no Portal. “Essa é uma boa forma de nossos profissionais acrescentarem novos aprendizados em sua base de formação. É uma maneira de aproveitar o tempo de forma produtiva e agregar valor para sua comunidade”, afirma o secretário executivo Joelson Rodrigues.


O curso Básico do Criança Feliz, por exemplo, é direcionado a todas e todos que trabalham no âmbito do Programa, sejam visitadores, supervisores ou multiplicadores. É uma formação preparatória para os participantes que irão cursar os módulos presenciais do Guia para a Visita Domiciliar (GVD) e do método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC). O objetivo é disseminar os conhecimentos básicos sobre o programa e nivelar as informações para os participantes que realizarão esses módulos presenciais.


Já o “Fiscalização do Recebimento Indevido de Benefício do Bolsa Família”, apresenta noções gerais sobre a fiscalização de ações públicas e o fluxo do procedimento administrativo de fiscalização do Programa. Outra modalidade interessante aos profissionais da Assistência Social é o “Medidas Socioeducativas em Meio Aberto”. O objetivo é capacitar técnicos e gestores das políticas sociais para o atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas (MSE), mais especificamente aquelas classificadas como de meio aberto executadas no âmbito da Assistência Social. Os alunos vão aprender a respeito sobre a Liberdade Assistida (LA) e a Prestação de Serviços Comunitários (PSC).


Voltar