02.12.2019 - 16:04
Pernambuco realiza Conferência de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Por Isabela Pontes
Encontro ocorre nesta terça e quarta-feira (03 e 04/12), no Centro de Formação e Lazer do SINDSPREV

Com propósito de debater sobre a participação social da pessoa com deficiência e seus desafios, o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, por meio do CONED/PE, realiza a VI Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Será nos dias 03 e 04 de dezembro, no Centro de Formação e Lazer do SINDSPREV, das 8h às 18h.

O evento contará com palestra com o vice-presidente do CONADE, Felipe Trigueiro, discussões com temáticas desse grupo, trabalhos em equipe com diversos eixos, além de votação do Regimento da CEDPCD sob comando do presidente do CONED, José Diniz. Entre os assuntos a serem debatidos, ‘Financiamento das Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência’; ‘Direito e Acessibilidade’ e ‘Desafios para Comunicação Universal’. “O Estado reforça seu compromisso com os conselhos e com a pessoa com a deficiência. É um momento para enaltecer essas bandeiras e aflorar os direitos e as necessidades desse grupo”,  afirmou o secretário da pasta, Sileno Guedes.

O encerramento será na quarta-feira com a plenária com aprovação das propostas dos grupos de trabalho. Na ocasião, será realizada também a eleição dos delegados para a Conferência Nacional, que ocorrerá em dezembro de 2020, em Brasília. “Com antecedência estamos cumprindo a Lei do Conselho, que assegura a realização da conferência a cada quatro anos”, afirmou o presidente do CONED, José Diniz.

Serviço:

VI Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Datas: 03 e 04 de dezembro

Local: Centro de Formação e Lazer do SINDSPREV (Km 13, Guabiraba, Recife-PE)

8h às 14h: Credenciamento

8h às 9h: Café com Prosa

9h às 10h: Abertura solene

10h às 11h: “Não há controle sem participação social” ( vice-presidente do CONADE, Felipe Trigueiro)

11h às 12h30: Leitura, discussão e votação da Proposta de Regimento

14h às 18h: Trabalhos em grupos

8h30 às 12h30: Plenária Final

14h às 16h: Eleição dos delegados para a V Conferência Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência