14.06.2019 - 14:35
Sileno Guedes participa de Encontro de Gestores do Selo Unicef
Por Mariana Clarissa
Durante abertura, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) destacou a importância da parceria entre Estado e municípios
Guedes falou sobre a atuação do Governo do Estado na proteção integral das crianças e adolescentes

Para estimular os prefeitos das cidades do semiárido pernambucano a construir estratégias e políticas públicas de garantia de direitos para crianças e adolescentes, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, participou do Encontro de Gestores e Gestoras do Selo Unicef, ocasião em que o Fundo das Nações Unidas para a Infância apresentou as diretrizes para conquistar a marca e abriu espaço para que os administradores municipais pudessem destacar suas potencialidades e problemáticas. 

Compondo a mesa junto ao chefe do escritório da Unicef no Recife, Dennis Christian Larsen, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, e o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Eduardo Figueiredo, além da presidente da Ong Acerte, Graça Lima, e representantes dos Colegiados de saúde e educação, Sônia Tenório e Maria José Leite. 

Durante discurso de abertura do evento, Guedes falou sobre a atuação do Governo do Estado na proteção integral das crianças e adolescentes destacando o novo programa estadual, o Criança Alfabetizada, e as ações de enfrentamento ao trabalho infantil, encabeçadas pela campanha estadual “Trabalho não é coisa de criança”. “Essa semana vimos o Governo de Pernambuco se juntar aos 184 municípios numa verdadeira cruzada voltada para a primeira infância e para a alfabetização desse público. Pernambuco que conseguiu avançar ao longo dos últimos anos na educação do Ensino Médio e agora volta o seu olhar para a base e se alia aos prefeitos numa parceria que tem foco único e exclusivo no fortalecimento e olhar na criança. Além disso, durante todo o mês junho vamos nos unir aos municípios para quebrar os mitos que existem em torno da violação e esclarecer que criança precisa de condições para o seu desenvolvimento”, pontua. 

O secretário da SDSCJ ressaltou ainda a importância do apoio das gestões municipais e da atuação dos servidores que trabalham no compromisso na formação e no atendimento das crianças e adolescentes. “Trabalhamos com a camada da população que não tem representação significativa que fale por eles e quando a gente vê tanta gente se dando a mão lançando olhar para essa população a gente fica animado em fortalecer o controle social, ainda que vivenciando o desmonte da Assistência Social”. 

Em Pernambuco, 123 municípios aderiram ao Selo UNICEF na edição 2017-2020 que atendem mais de um milhão de crianças e adolescentes no Estado.

 

Voltar