29.01.2019 - 13:40
Adolescentes da Funase são qualificados no IFPE Caruaru
Por Luiz Felipe Freire
Curso de Pedreiro de Alvenaria ocorre após êxito de turmas anteriores, das quais saíram concluintes que já estão trabalhando em suas áreas de formação

A qualificação profissional de adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru está sendo fortalecida. Nesta semana, sete socioeducandos começaram o curso de Pedreiro de Alvenaria, ofertado no Campus Caruaru do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A aula inaugural teve a presença do juiz titular da Vara Regional da Infância e Juventude de Caruaru, José Fernando Santos, da diretora-geral do IFPE Caruaru, Elaine Rocha, e de representantes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), que administra o Case. O curso terá carga horária de 60 horas, ocorrendo nas segundas, quintas e sextas.

É a terceira turma do Case Caruaru a ser inserida em um curso no IFPE desde que a parceria com a instituição foi estabelecida, em 2018. A oferta da qualificação profissional é acompanhada de perto pela Vara Regional da Infância e Juventude, que, em junho do ano passado, reavaliou os processos dos quatro socioeducandos concluintes da turma de Eletricidade Veicular. O grupo passou do regime de internação para o de liberdade assistida, podendo deixar a Funase e tendo que se apresentar periodicamente à Justiça. Em dezembro, outra turma, que cursou Pedreiro de Alvenaria, passou para a semiliberdade após terminar as aulas. Na semana passada, quatro adolescentes da Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru iniciaram o curso de Pintor de Obras, também no IFPE.

Os resultados da parceria têm sido animadores. Entre os contemplados que já eram maiores de idade quando deixaram o Case Caruaru, há ex-socioeducandos que já estão trabalhando nas áreas nas quais se qualificaram. “Cada vez que um menino ou menina faz uma leitura crítica e diz que foi preciso chegar à Funase para fazer um curso, eles também estão reconhecendo as oportunidades que estão sendo construídas para que possam redirecionar suas trajetórias. É esse resultado que não só consolida as parcerias, como as expande”, destacou o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque.

Para o coordenador geral do Case Caruaru, Márcio Oliveira, o início da participação dos adolescentes no curso foi um momento importante para discutir a importância das parcerias e do fortalecimento de estratégias que possibilitem a garantia de direitos dos socioeducandos atendidos pela Funase. “Foi uma ocasião prestigiada pelas coordenações geral e técnica e pela equipe de pedagogia do Case Caruaru, que acompanha os adolescentes. Foi um momento importante de acolhimento e de reflexão quanto às possibilidades de planejamento e construção de novos sentidos para a vida e o futuro dos socioeducandos”, avaliou.