19.12.2018 - 16:21
CapacitaSUAS/PE apresenta balanço de dois anos em seminário estadual
Por Daniela Almeida
O programa superou a meta com 17.775 participantes.

 O programa Capacita SUAS/PE apresentou um saldo positivo dos dois anos de educação permanente em assistência social nos municípios pernambucanos durante o Seminário Estadual sobre “A Educação Permanente como estratégia de consolidação da Assistência Social como política de direito”. O programa superou a meta nacional com 17.775 participantes. O evento acontece durante todo a quarta-feira (19), no auditório do Brum, no Centro de Convenções, em Olinda.

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) Cloves Benevides deu as boas vindas aos profissionais de todos os municípios presentes. “Para garantir os direitos do cidadão que está na ponta precisamos que a política da assistência social seja executada por profissionais com formação continuada. Só assim eles podem ter visão e atuar com responsabilidade pelo controle social”, disse Cloves, na mesa de abertura. 
O Capacita SUAS é coordenado, em âmbito nacional, pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e, em Pernambuco, pelo Governo do Estado, por meio da Executiva de Assistência Social da SDSCJ. Com investimento de quase R$ 3,5 milhões, o Capacita SUAS realizou em nove polos do Estado 161 turmas distribuídas em 10 cursos contemplando 6.202 profissionais, 37 capacitações em serviço contemplando 1.464 profissionais, 14 seminários envolvendo 2.270 profissionais, 32 cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD) beneficiando 7.535 profissionais e seis Encontros de Supervisão Técnica contemplando 304 profissionais. 
O secretário executivo da SEASS, Joelson Rodrigues, disse que esta culminância do Capacita SUAS tem um balanço positivo e apresentou os resultados do programa. “Com foco na educação permanente que é um dos eixos da assistência social, o Capacita Suas em Pernambuco superou as expectativas se comparado com outros estados. A novidade para 2019 serão os cursos de 20 h, uma demanda dos próprios participantes”, disse.
O Capacita SUAS realizou em nove polos do Estado: 2270 seminários, 6202 cursos e 7533 de ensino à distância para 17.775 profissionais de todas regiões de desenvolvimento de Pernambuco.
O evento teve a participação dos técnicos, conselheiros e gestores municipais e estaduais da Política da Assistência Social em Pernambuco. Além da troca de experiências, o seminário tem o objetivo de analisar os desafios da educação permanente para consolidação da Assistência Social, diante do futuro que se apresenta para as políticas sociais do país.
Programação – No final da manhã a professora da UnB Miriam Albuquerque ministrou a palestra A Educação Permanente do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) frente ao contexto das políticas sociais: Dilemas, Avanços e Desafios futuros. “A educaçaõ socioassistencial é um direito garantido previsto no SUAS. O momento da conjuntura atual é de retrocesso das políticas sociais, como profissionai e pesquisadora do SUAS vou fazer valer este direito e debater com o público de que forma vamos manter os serviços socioassistencias e a formação dos técnicos e conselheiros para o próximo ano. Em resumo como vamos resistir para reexistir”, disse Miriam, que é doutora em serviço social
No período da tarde terá uma apresentação dos relatos de experiências exitosas desenvolvidas pelas equipes municipais capacitadas pelo Capacita SUAS. Os trabalhos passaram por uma seleção e o conteúdo está relacionado aos seguintes eixos temáticos:
1. O trabalho das equipes interdiciplinares e ou multidisciplinares na assistência social;
2. Experiências na gestão quanto a: Elaboração dos Planos Municipais; Implementação da Vigilância Socioassistencial; Gestão do Trabalho;Participação e Controle Social e Intersetorialidade;
3. Experiências da Proteção social;
4. Estudos e pesquisas sobre a Assistência Social realizados pelos(as) trabalhadores(as).

 

Voltar