18.12.2018 - 17:03
Apresentação foi feita durante reunião do CIPPPI
Por Daniela Almeida
Apresentação foi feita durante reunião do CIPPPI
Foto: Celso Araújo

 O Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância (CIPPPI) de Pernambuco realizou sua última reunião ordinária de 2018, na manhã desta terça-feira (18). Na ocasião, o gerente da Criança Macdouglas apresentou um balanço dos programas, que integram a Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ) da SDSCJ. O secretário executivo Bruno Araújo (SEPCJ)  participou da reunião que aconteceu na sede da vice-governadoria, em Santo Amaro, no Recife.

A Gerência da Criança apresentou as atividades e os resultados dos programas Atenção Redobrada, Criança Agora e Minha Certidão. A SEPCJ fez ainda o acompanhamento de 1474 casos sobre denúncias de abuso e exploração sexual, violência e violação dos direitos enviados pelo canal da Ouvidoria Social da SDSCJ. 
De acordo com o secretário executivo Bruno Araújo, com o foco nos primeiros anos o governador assinou uma carta de compromisso com a Primeira Infância, para incorporar ao programa de governo diretrizes contidas no documento da Rede Nacional de Estadual da Primeira Infância. Além disso, temos o Minha Certidão que visa erradicar o sub-registro de nascimento no Estado. Atuando em 10 cartórios e oito unidades hospitalares, o programa realizou o treinamento e a manutenção do Sistema Estadual de Registro Civil (SERC), uma demanda dos profissionais dos cartórios. 
O Atenção Redobrada é voltado a prevenção e proteção de violação dos direitos às crianças e atua em médios e grandes eventos, com formação e divulgação de campanhas publicitárias para a sociedade, além do apoio nos espaços de proteção. “Com destaque para atuação na Fenearte Cidadania, um espaço que viabilizou lanche e oficinas educativas para os filhos dos comerciantes que estavam trabalhando no entorno da feira de artesanato, por meio de parcerias com poder público e empresas”, disse Bruno 
Além da coordenação do Fenearte Cidadania, o programa Atenção Redobrada realizou cinco oficinas de formação com a rede (18 de maio), 38 atendimentos diretos em grandes eventos (são joão, semana santa, carnaval), 4501 atendimentos a crianças em atividades de sensibilização, formação de 60 profissionais da rede de proteção da criança e adolescente, participou de cinco espaços de proteção à criança nos polos turísticos de pernambuco e distribuiu kit de prevenção para o carnaval para 16 municípios.
CIPPPI – O Comitê tem sob sua responsabilidade a definição de estratégias para o fortalecimento das ações voltadas ao atendimento à primeira infância (crianças de zero a três anos de idade) no Estado. No ano foram oito reuniões com participação de 112 pessoas. Além da SDSCJ ele é composto por 11 secretarias e órgãos estaduais, além do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). Cada órgão participa com dois representantes.
 
Voltar