06.12.2018 - 15:23
SDSCJ leva Ação de Cidadania para Piedade e Barra de Jangada
Por Alexandre Acioli
Até o final de novembro deste ano, as Ações de Cidadania realizou mais de 203 mil atendimentos à população
Foto: Valter Andrade
A população do município de Jaboatão dos Guararapes terminará o ano de 2018 com a realização de duas Ações de Cidadania, promovidas pelo Programa Governo Presente, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). Nesta quinta-feira (05), cerca de 60 serviços, do Governo do Estado e de parceiros privados, foram disponibilizados na Escola Estadual Zequinha Barreto, no Conjunto Residencial Dom Hélder Câmara, em Piedade. Amanhã (07), a ação ocorrerá na Escola Estadual Benedito Cunha Melo, no Conjunto Praia Sol, em Barra de Jangada.
Até o final de novembro deste ano, a SDSCJ, através das Ações de Cidadania, já realizou mais de 203 mil atendimentos à população, superando as expectativas. “Graças à participação efetiva de todas as secretarias estaduais, as ações também foram expandidas para outros municípios, como Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Toritama e São José da Coroa Grande”, afirma a secretária executiva de Articulação Social (Seart), Mileane Aguiar.
Cursos - Entre os serviços oferecidos, hoje (06) e amanhã (07), estão as inscrições para os cursos do projeto Juventude Presente. São 8 mil vagas para novas turmas, em 2019, em 11 municípios do Estado. As capacitações são gratuitas e serão realizadas pelas empresas parceiras Prepara Cursos e Microlins.
A Faculdade Pitágoras, que funciona no bairro de Candeias – a mais recente parceira da SDSCJ/Programa Governo Presente - está oferecendo cursos rápidos sobre “Engajamento de Vendas” (na próxima segunda-feira 10) e de “Marketing Pessoal”, no dia 17. Também sorteará bolsas de 70% para os cursos de graduação.
Nessas duas ações a população também tem acesso à emissão da segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito; CPF, Carteira Nacional de Habilitação; agendamento para a emissão de Carteira de Identidade, inscrições na tarifa social de água (Compesa) e energia elétrica (Celpe); testes de sífilis, HIV/Aids, glicemia, aferição de pressão arterial, orientação sobre higiene bucal e distribuição de preservativos.
São disponibilizadas, ainda, orientações sobre diversos serviços que são oferecidos pelo Governo do Estado, como o recadastramento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e atualização dos dados do Cadastro Único (CadÚnico); funcionamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), direitos do consumidor, Lei Maria da Penha, doação de sangue, campanha de prevenção e enfrentamento ao trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes entre outros.
A Ação de Cidadania é coordenada pela SDSCJ, através da Executiva de Articulação Social (Seart). Todos os serviços são gratuitos e disponibilizados pelo Governo do Estado e parceiros privados.