07.03.2018 - 18:09
SDSCJ cria um novo planejamento estratégico de ações
Por Mariana Clarissa
A oficina de planejamento e diagnóstico organizacional reuniu secretários executivos e gestores para definir objetivos e metas
A produção do material foi feito junto aos secretários executivos e alguns gerentes (Foto: Celso Araújo)

 

Para traçar os objetivos e monitorar com clareza as ações, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) constrói um planejamento e diagnóstico organizacional direcionado ao ambiente político, econômico e legal. A produção do material foi feito junto aos secretários executivos e alguns gerentes com o intuito de reforçar o caráter participativo daqueles que contribuem para a execução dos programas e projetos, além de realçar o sentimento de pertencimento do grupo enquanto secretaria. Durante a primeira oficina, que aconteceu na tarde da quarta-feira (07), o grupo definiu o retrato do órgão avaliando as possíveis forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A equipe atualizou ainda os conceitos em torno da missão, visão e valores da secretaria.

 

De acordo com a gestora governamental da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Rebeca Pedrosa, com o material em mãos a secretaria consegue entender como ela está e onde quer chegar. “Será possível traçar os objetivos futuros para poder fazer o acompanhamento das metas, saber se está indo na direção certa e se está alcançando os objetivos. O secretário, vai conhecer melhor a organização da secretaria com essas informações em mãos. Mas, no final das contas, o beneficiado é o cidadão. Quando o secretário tem gestão e consegue entender onde estão os gargalos, ele consegue ver onde e como melhorar”, pontua.

 

A gerente geral de Planejamento, Monitoramento e Avaliação por Resultados (GGPMAR), Paula Guedes, explica que os nomes escolhidos para participar da oficina fazem parte de um núcleo estratégico da SDSCJ. “É fundamental seguir um direcionamento estratégico e a gente entende que esse grupo dará agilidade e orientação às ações do planejamento”, destaca.

 

Para o chefe de gabinete, Ronaldo Targino, o planejamento vai permitir que a secretaria passe a prever os problemas e consiga caminhar em uma direção mais certa. “Esse modelo de oficina funciona muito bem, porque traz parte dos gestores para construir o planejamento. Quando você se insere em algo que você participou da criação, você atua melhor do que algo que foi imposto ou já foi encontrado pronto. A partir de uma visão e missão nova, essa gestão vai atuar mais efetivamente nos programas para que a população receba isso de forma mais planejada e coerente com a realidade que Pernambuco enfrenta hoje”, afirma.   

 

A secretária executiva de Assistência Social, Socorro Araújo, destaca que esta criação permite que todos reflitam e analisem as demandas sociais que realmente competem a SDSCJ. “Acho que é uma grande oportunidade de todas as executivas sentarem e construírem de foto qual a nossa missão enquanto área que atua no desenvolvimento social e na prevenção”.

 

A continuação desta oficina, programada para acontecer na próxima semana, vai abordar questões em torno dos processos internos, gestão de pessoas e atendimento ao cliente.


 

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