09.11.2012 - 11:11
Bolsa Família é tema de palestra em Caruaru
Por Oscar Lobo - Responsável Jô Lima / Assessoria de Imprensa
Inciativa fez parte do Programa Governo Presente de Ações Integradas de Cidadania

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco – SEDSDH, por meio da Gerencia de Proteção Social Básica – GPSB, promoveu, nesta sexta-feira (09), na Estação do Governo Presente de Caruaru, uma palestra para os beneficiários do Bolsa Família e as pessoas não cadastradas no programa que residem em áreas vulneráveis. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria da Criança, Adolescente e Politicas Sociais do município.

Na ocasião, técnicos sociais da coordenação do Bolsa Família no Estado tiraram dúvidas sobre o programa e esclareceram aos beneficiários quais requisitos básicos (saúde, educação e assistência social) precisam ser seguidos para que o benefício não seja cancelado. Além disso, integrantes da prefeitura realizaram novos cadastros entre os presentes, com o apoio da unidade móvel do município.

Laura Gomes, secretária da SEDSDH, explicou que a ação fez parte do Programa Governo Presente de Ações Integradas de Cidadania (GP). Segundo a gestora, além dessa palestra, outras atividades da pasta estão sendo levadas à população, como no combate à homofobia, no enfrentamento ao uso de drogas, nos serviços de proteção à pessoa, defesa do consumidor.

Programa Bolsa Família - É um programa do Governo Federal de transferência direta de renda, desenvolvido pelo ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e tem por objetivo a inclusão social das famílias em situação de pobreza (renda per capita de R$ 70,01 a R$ 140,00) e extrema pobreza (renda per capita de até R$ 70,00), além do desenvolvimento e a promoção do acesso aos direitos sociais básicos de saúde e de educação.

O PBF unificou os antigos programas de transferência de renda do Governo Federal (Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação e Auxílio-Gás), também chamados Programas Remanescentes. Isso permitiu atender a mais famílias em todo o país, além de evitar que muitas famílias recebessem vários benefícios, enquanto outras não recebiam nenhum recurso.