07.11.2012 - 13:21
SEDSDH capacita profissionais da Região Agreste com foco na inclusão de pessoas com deficiência na escola
Por Oscar Lobo - Responsável Jô Lima / Assessoria de Imprensa
Ciclo de Oficina reúne trabalhadores da Assistência Social, Saúde, Educação e do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS em torno das barreiras que impedem o acesso dessa parte da população ao Benefício de Prestação Continuada – BPC

Discutir alternativas que possibilitem o acesso das pessoas com deficiência ao universo da escola. É com esse objetivo que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, por meio da sua executiva de Desenvolvimento e Assistência Social – SEDAS, promove nesta quinta (08) e sexta-feira (09) o I Ciclo de Oficinas Regionais do Benefício de Prestação Continuada – BPC e BPC na Escola. O evento, que será realizado no auditório da Secretaria de Educação, na Várzea, Zona Oeste do Recife, reúne profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação e do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS.

O BPC é um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo ao idoso, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Atualmente, em Pernambuco, mais de 152 mil pessoas recebem o BPC. Destes total, pouco mais de 12 mil deficientes frequentam a escola. Uma das propostas do Ciclo de Oficinas é propor alternativas que superem as barreiras que dificultam o acesso dessa parte da população ao mundo escolar. A meta é que esse número chegue a 27 mil.

Durante o evento, os gestores estaduais e municipais poderão discutir como superar entraves como a questão da acessibilidade, a falta de centros especializados para doação de órteses e próteses, além da falta de incentivo da família na permanência ou acesso a escola. A iniciativa vai contar com palestras, mesas redondas, debates e trabalhos em grupos.

Esse Ciclo de Oficina já foi realizado com os gestores municipais e técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Norte e Sul. Agora, a iniciativa contempla os profissionais da Região Agreste.

Serviço
O quê –  Ciclo de Oficinas Regionais do Benefício de Prestação Continuada – BPC e BPC na Escola.
Quando – Nesta quinta (08) e sexta-feira (09).
Onde – Secretaria Estadual de Educação (Av. Afonso Olindense, 1.530, Várzea – Recife).
Horário – 09h às 17h.