31.07.2015 - 12:38
Conselho de Promoção da Igualdade Racial toma posse
Por Jacqueline Bezerra - Responsável Danilo Tenório - Gerência de Comunicação
Membros irão atuar durante um ano com ações voltadas para a temática

Tomaram posse na manhã desta sexta-feira (31), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), os membros do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir), na presença do secretário da SDSCJ, Isaltino Nascimento, do seu executivo de Segmentos Sociais, Sérgio Moura; do coordenador de Igualdade Racial da SDSCJ, Vicente Moraes, e demais representantes da SDSCJ e da sociedade civil.

 

O conselho, que é ligado à SDSCJ, tem o papel de divulgar, coordenar e avaliar a Política Estadual de Promoção da Igualdade Racial voltada à promoção e à defesa dos direitos étnicos individuais e coletivos, além de combater a discriminação e as demais formas de intolerância étnica. O Coepir é composto por 16 conselheiros com seus respectivos suplentes, entre eles representantes do governo do Estado e sociedade civil.

 

Após a solenidade os conselheiros realizaram a primeira reunião do conselho na sede da própria SDSCJ. Dentre outras liberações, foi realizada a eleição da presidência do Coepir. Como presidente foi eleita Mãe Elza de Iemanjá, técnica de Promoção Política para Segmentos - Povos e Comunidades Tradicionais, da Coordenadoria de Igualdade Racial da SESS. Como vice-presidente, foi eleito Wesley Máximo da Silva, representante da juventude negra (sociedade civil).

 

Os conselheiros irão atuar de maneira intensa para que as políticas públicas de igualdade racial sejam cumpridas. O trabalho priorizará o diálogo aberto com participação ativa de todos envolvidos no contexto. Segundo Isaltino Nascimento, a criação desse conselho, que foi feita pelo Decreto nº 41.980, de 27 de julho de 2015, é de extrema importância não só para os seus participantes, como também, para a sociedade civil em geral.

 

“Esse é um momento de luta e confirmação do trabalho que já vem sendo desenvolvido nessa nova gestão. O governador Paulo Câmara nos deu a tarefa de construir uma política mais ampla para que possamos avançar na questão da Igualdade Racial”, destacou o secretário.

 

Para Sérgio Moura, a Política de Igualdade Racial é composta por toda a sociedade, sempre buscando dialogar e entender o que a população solicita e quer para todos.

Voltar