25.06.2012 - 13:42
Inclusão Social presente no São João de Caruaru
Por Oscar Lobo / Marcos Henrique Martins - Responsável Jô Lima / Assessora de Imprensa da SEDSDH
Quadrilha junina formada por 15 casais surdos anima no pátio de eventos Luiz Lua Gonzaga

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), em parceria com a Escola Estadual Cônego Rochael de Medeiros, promoveu, em Caruaru, a quadrilha junina composta por pessoas com deficiência auditiva. A iniciativa, que faz parte do projeto “São João com Direitos Humanos” da Sedsdh, aconteceu na última sexta-feira (22), no pátio de eventos da Capital do Forró.

De acordo com Laura Gomes, secretária da SEDSDH, a única diferença entre um ouvinte e um surdo é a especificidade linguística que é utilizada pela comunidade surda (Língua Brasileira de Sinais - Libras). Segundo ela, no ano passado, a quadrilha junina foi formada por cadeirantes de associações do segmento. O grupo foi organizado por uma equipe de docentes que trabalham com Educação Especial. A professora Dione Monteiro é uma das profissionais que defendem a inclusão da pessoa com deficiência nas atividades culturais. “A diferença linguística do educando surdo não o impossibilita de participar de qualquer evento, seja educacional ou social. Neste ano, será a vez dos surdos mostrarem que também sabem forrozar”, destacou.

O projeto “São João com Direitos Humanos” constitui uma ação estratégica de sensibilização educativa para a população pernambucana. A ação visa a igualdade de direitos entre cidadãos, enfatizando o segmento das pessoas com deficiência.
 

Voltar