09.02.2015 - 09:24
Pernambuco sedia encontro regional do CONGEMAS
Por Jacqueline Bezerra - Responsável Paola Araújo/ Assessora de Imprensa da SEDSCJ
Representantes da assistência social dos Estados do Nordeste discutem durante dois dias políticas públicas para a assistência social
Pedro Luíz

“A implementação do SUAS na Prática Cotidiana da Gestão Pública”. Esse foi o tema do Encontro Regional do CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) – Nordeste, que aconteceu sexta (06) e sábado (07), no Centro de Convenções de Pernambuco. O encontro teve por objetivo fortalecer as políticas públicas destinadas à assistência social. A abertura do evento contou com a participação de Tereza Campelo, ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e Isaltino Nascimento, secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude - SEDSCJ, que na ocasião representou o governador Paulo Câmara.

O evento, que foi a 2ª etapa preparatória para o encontro nacional, que acontecerá no estado do Ceará no mês de abril, teve como público – alvo gestores municipais da assistência social, profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e estudantes. Durantes os dois dias os participantes debateram temas como o trabalho social com as famílias no contexto da política de assistência social e o cofinanciamento e a regionalização dos serviços de média e alta complexidade no SUAS.

Isaltino, em sua fala, destacou os 30 anos do processo de redemocratização do Brasil. Processo esse que ele ressaltou as lutas e o fortalecimento da democracia. Outro ponto de relevância que o gestor explanou foi a questão dos recursos financeiros destinados à área de assistência social. “Precisamos lutar para que a assistência tenha seu recurso próprio, pois é de fundamental importância ter  orçamento para fazer política pública”, afirmou o secretário.

Para Tereza Campelo o compromisso do governo federal é avançar na agenda social. “Não podemos retroceder nas conquistas da assistência. Temos que ampliar as ações destinadas a população mais carente do nosso país”. Ela ainda acrescentou dizendo que “mais de 1 milhão de pessoas estão inseridas no Pronatec. Isso é uma das conquistas da agenda da pátria educadora”.

Finalizando o Encontro Regional do CONGEMAS oficinas temáticas foram realizadas abordando questões como as possibilidades e os desafios na execução do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, a interface entre SUAS e SUS no atendimento aos usuários de drogas e suas famílias e a relação do SUAS com o Sistema de Garantia de Direitos.