19.12.2014 - 15:27
Vitória de Santo Antão iniciará operação do PE Conduz
Por Élida Maria - Responsável Jô Lima / Assessora de Imprensa da SEDSDH
Na cidade, o veículo adaptado começará a operar na próxima segunda-feira

O Programa PE Conduz realizará, na próxima segunda-feira (22), a primeira rota de atendimento na cidade de Vitória do Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, localizada a 55 quilômetros do Recife. A ação do Governo do Estado garante, de forma gratuita, transporte adaptado e com segurança para pessoas com deficiência, usuários de cadeira de rodas, com severa mobilidade de locomoção. Na cidade, a van do PE Conduz transportará uma pessoa com deficiência, com severa mobilidade de locomoção, desde a sua casa até a Clínica Municipal de Fisioterapia Evandro Couceiro, às 13h50.

A iniciativa criada pela lei estadual nº 14.218/2010 e regulamentada pala lei nº 15.106, de 20 de setembro de 2013, tem o objetivo de conduzir pessoas com severo comprometimento de mobilidade desde a residência até clínicas específicas para a realização de serviços de habilitação, reabilitação e tratamento de saúde. Além disso, nos finais de semana a ação também realiza rotas de lazer com os usuários cadastrados no programa.

Realidade do município – De acordo com censo do IBGE de 2010, Vitória de Santo Antão conta com uma população de 129.974 mil pessoas. Entre essas, 40.080 possui algum tipo de deficiência. Segundo relatório da equipe da SEAD, a cidade tem seis clínicas especializadas em reabilitação que atendem o perfil do serviço.

Números - O Programa PE Conduz é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) por meio da sua Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUHD) e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD). A iniciativa já atua em seis outros municípios (Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina e Timbaúba) e já promoveu desde 2011, quando foi criado, mais de 195.482 procedimentos. Somente em 2014, esse número chegou a 78.702 atendimentos até meados deste mês de dezembro. As inscrições para participar do Programa PE Conduz devem ser feitas por meio do contato: 0800.281.0312.

Fotos: Arquivo SEAD

Serviço: Primeira rota de operação do PE Conduz em Vitória de Santo Antão

Local: Clínica Municipal de Fisioterapia Evandro Couceiro, Avenida Henrique de Holanda, 727, Matriz, Vitória de Santo Antão;

Quando: 22 de dezembro de 2014

Hora: 13h50