21.10.2014 - 15:06
Reeducandos fabricam jeans na Capital do Agreste
Por Marcelo Aragão - Responsável Jô Lima - Assessora de Imprensa
Mais de 10 mil calças são fabricadas mensalmente

Oportunidade. É o que estão tendo 55 reeducandos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), situada em Caruaru, na região Agreste do Estado. Numa parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio de sua Executiva de Ressocialização (Seres) e a fábrica de Wendell Jeans, a mão de obra carcerária vem sendo utilizada na confecção de roupas.

Anderson Wendell é ex reeducando e hoje proprietário da fábrica naquela penitenciária desde 2010. Inicialmente, 20 pessoas trabalhavam na produção das peças. De acordo com Anderson, desde a instalação até os dias de hoje mais de 500 detentos tiveram oportunidade de trabalho. “O nosso objetivo é profissionalizar os reeducandos para que eles possam ser aproveitados pelo mercado quando estiverem em liberdade, dando início a uma nova vida, uma vez que a vocação econômica da região é jeans”, ressaltou o empresário.

O expediente dos trabalhadores é de segunda à sexta-feira com jornada de trabalho de sete horas diárias. Com essa carga horária os reeducandos produzem, mensalmente, cerca de 10 mil calças, que são vendidas não só em Pernambuco, como também em outros estados.

O gerente da PJSP, Sérgio Siqueira, explicou a importância do trabalho no processo de ressocialização. “O principal objetivo dessa parceria é capacitar o reeducando. Em liberdade, ele terá condições de arrumar um emprego e sustentar a família. Isso o manterá distante da criminalidade”, ressaltou o gestor.

Voltar