16.10.2014 - 11:26
Gestores municipais participaram de reunião sobre o PETI
Por Jô Lima - Assessora de Imprensa da SEDSDH
No Brasil são 3,4 milhões de crianças e adolescentes que trabalham, desses mais de 60 mil estão em Pernambuco
Foto: Filipe Mendes

Destacando a importância do I Encontro Estadual sobre o Redesenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Bernardo D'Almeida, secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos encerrou encontro que aconteceu no auditório do Banco Central, localizado na Rua da Aurora no bairro de Santo Amaro. O secretário falou para representantes de 68 municípios atendidos pelo PETI que na ocasião discutiram mudanças operacionais, cofinanciamento e ações que fazem parte da agenda intersetorial criada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS em parceria com os Estados, além das ações estratégicas de enfrentamento ao trabalho infantil.

O gestor destacou também que para erradicar o trabalho infantil é necessário trabalhar sob três pilares. A integração dos governos estadual e municipal juntamente com a sociedade civil, trabalhar a família mostrando a vulnerabilidade da criança que trabalha, pois são 3,4 milhões de crianças e adolescentes que trabalham no Brasil, desses mais de 60 mil estão em Pernambuco e finalmente o pilar da educação. Ele lembrou que durante cinco anos seguidos Pernambuco foi considerado o estado mais violento do Brasil, mas com o Programa Pacto Pela Vida conseguiu reduzir os índices de criminalidade. Um dos indicadores foi a evasão escolar minimizada com a implantação das escolas em tempo integral, pulando de 13 para 300 estabelecimento de ensino de referência.

Estiveram presentes no encontro Ana Célia Farias, secretária executiva de Desenvolvimento e Assistência Social, que fez a abertura do evento; Daniele Florio, coordenadora do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil; o gerente do Sistema Único de Assistência Social, Joelson Rodrigues; a gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Lioniza Santos; o representante da diretoria de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social, Francisco Brito; o supervisor do PETI em Pernambuco, Leonidas Leal e a coordenadora da Vigilância Socioassistencial da SEDSDH, Shirley Samico.