18.09.2014 - 16:12
Ações dos CREAS Regionais são fortalecidas nos municípios pernambucanos
Por Jacqueline Bezerra - Responsável Jô Lima / Assessoria de Imprensa
Estado possui 13 CREAS Regionais espalhados nas 12 Regiões de Desenvolvimento

Os Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Regional, coordenados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal ou social, de ameaça ou de violações de direitos. É com essa proposta que os CREAS Regionais das Matas e Norte e Sul realizaram, durante esta semana, ações que irão fortalecer os serviços ofertados nos Centros.

Equipe do CREAS Regional da Mata Norte, localizado no município de Vicência, realizou encontro com o comandante, Henrique Sena e sargentos do 2º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco. O objetivo da reunião foi de apresentar as ações desenvolvidas na unidade do CREAS, bem como a inserção das mesmas no Programa Pacto Pela Vida. Além disso, na ocasião foi firmada parceria com a corporação no que diz respeito a Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI.

Já o CREAS Regional da Mata Sul, que fica em Palmares, vem desenvolvendo atividades com o Programa Atitude. A primeira iniciativa está sendo a implantação do grupo de trabalho de enfrentamento ao crack e outras drogas, na cidade de Escada. Sobre a temática também haverá, em outubro, I Fórum Municipal de Enfrentamento ao Crack, Álcool e outras Drogas. O Fórum terá como base três eixos prevenção, cuidado e autoridade.

Todas as ações dos CREAS Regionais são voltadas para crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e suas famílias. Ao todo, o Estado possui 13 CREAS Regionais espalhados nas 12 Regiões de Desenvolvimento, que cumprem as determinações previstas na Política Nacional de Assistência Social - PNAS/2004, bem como fortalece as ações e serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade na esfera Estadual.