26.08.2014 - 16:07
II Encontro Regional sobre Pessoas com Deficiência é realizado em São Lourenço
Por Elida Maria - Responsável Jô Lima / Assessoria de Imprensa
Políticas de saúde, desafios na educação e BPC foram alguns assuntos bordados no evento

O sexto dia da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência contou nesta terça-feira (26), com o II Encontro Regional sobre Pessoas com Deficiência, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. A atividade debateu o atendimento à pessoa com deficiência nas perspectivas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os desafios na área da educação, políticas de saúde, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentadoria.

Participaram dos debates, equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS – Metropolitano Sul); técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD); representantes do Conselho Municipal da pessoa com Deficiência de São Lourenço da Mata, e das Prefeituras do Recife, Camaragibe e São Lourenço, com o objetivo de fortalecer a transversalidade dos direitos das pessoas com deficiência nas áreas da assistência social, educação e saúde, através de abordagens temáticas e posteriormente com um grande debate sobre os assuntos apresentados.

“Esta é uma oportunidade de diálogo para discutirmos onde estamos bem e onde precisamos melhorar. Acreditamos em espaços como este porque a natureza bem nos ensina que somos como as águas e crescemos quando nos encontramos. E somos mais uma peça colocando um tijolinho em cada construção desse novo momento”, destacou a superintendente da SEAD, Rose Maria.

Reforçando a relevância do encontro, a secretária de Assistência Social de São Lourenço da Mata, Marineide Silva, elogiou a ação. “É um momento muito enriquecedor porque é a partir dele que a gente discute. É importante lembrar também que a grande questão não está apenas nas barreiras arquitetônicas, mas nas barreiras atitudinais. Então, não vamos desistir de lutar”, pontuou.

No evento ocorreram apresentações culturais da Associação Pestalozzi do Recife. Os integrantes realizaram danças e fizeram uma exibição teatral mostrando a importância de integrar às pessoas com deficiência e quebrar paradigmas e preconceitos na sociedade.