30.07.2014 - 11:25
O Plano de Ação de Saúde do Sistema Prisional foi apresentado para o promotor da 1ª Vara de Execução Penal de Pernambuco
Por Jô Lima e Jacqueline Bezerra - Responsável Jô Lima - Assessora de Imprensa
A proposta também é levar para os municípios as ações do Plano de Ação de Saúde do Sistema Prisional para que sejam aplicadas nas cadeias públicas
Foto: Paulo Maciel

O Plano de Ação de Saúde do Sistema Prisional foi apresentado na manhã de hoje (30), na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por Judith D'Andrada, coordenadora de Atenção à Saúde da População Carcerária – SES, em reunião, para o promotor da 1ª Vara de Execução Penal de Pernambuco, Marco Aurélio. O Plano tem por objetivo atender a demanda da Procuradoria da República em Pernambuco do 4º Ofício das Tutelas Coletivas e do Ministério Público do Estado, no que diz respeito a saúde dentro do sistema prisional.

A atualização do cadastro da população carcerária das Unidades Prisionais; realização de serviços na área de assistência social; exames preventivos para as doenças infectocontagiosas; adesão à política nacional e contratação de equipes de saúde, é um dos principais pontos que se destacam dentro do Plano de Ação de Saúde do Sistema Prisional.

O secretário da SEDSDH, Bernardo D'Almeida destacou que o Plano tem o propósito de melhorar a qualidade de vida dos reeducandos dentro das Unidades Prisionais. “É grande a demanda de detentos que precisam de assistência na área de saúde, por isso é que estamos trabalhando com esse plano. Com ele iremos proporcionar mais serviços em função da boa saúde dos privados de liberdade. Outra proposta é aplicar as ações do plano, em parceria com os municípios, nas cadeias públicas. Todas essas ações não poderiam ser executadas sem a parceria com as Secretarias de Saúde Estadual e Municipal do Recife”, concluiu.

Segundo Adelma Rocha, gerente de Apoio a Saúde, Psicossocial, Nutrição e Farmácia – SERES, no mês de junho, 360 testes de tuberculose foram realizados na Presídio Agente Penitenciário Marcelo Francisco de Araújo, além de 30 casos suspeitos de Hanseníase, sendo 04 diagnosticados com a doença e já em tratamento. No Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, foi diagnosticado 01 caso suspeito de Hanseníase, 28 de tuberculose e 01 de Doença Sexualmente Transmissível. Em julho o Presídio Frei Damião de Bonzzano constatou 08 casos suspeitos de Hanseníase e 30 de Tuberculose. Os três presídios compõem o Complexo Aníbal Bruno, localizado no Sancho, Zona Oeste do Recife.

Além de Bernardo e de Marco Aurélio, estiveram presentes na reunião a secretária estadual de Saúde Ana Maria Albuquerque; o secretário executivo de Ressocialização, Romero Ribeiro; o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia; a Ouvidora de Direitos Humanos do Estado, Cibele Lopes e técnicos de Saúde e da Assistência Social.

ELABORAÇÃO DO PLANO - O Estado formou um grupo composto por representantes das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio de sua executiva de Ressocialização, Conselhos de Secretários Municipais de Saúde – COSEMS, e do Ministério da Saúde. O grupo teve como objetivo elaborar o Plano de Ação Estadual para Atenção à Saúde da pessoa privada de liberdade, além do monitoramento e avaliação das medidas efetivadas.