23.07.2014 - 17:02
Seminário discute política dos direitos da pessoa idosa
Por Jacqueline Bezerra - Responsável Jô Lima - Assessora de Imprensa
Trinta e cinco representantes de ILPI estiverem presentes no encontro

Durante o dia de hoje (23), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos promoveu capacitação para representantes e cuidadores de Instituições de Longa Permanência para Idosos - ILPI, da Região Metropolitana do Recife, Mata Sul e Agreste do Estado. A oficina, que aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Defesa Social, foi uma iniciativa da Superintendência Estadual dos Direitos do Idoso, sob a coordenação da Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação – GPPC.

A capacitação teve como tema principal “As ações de Assistência Social no Âmbito das Instituições de Longa Permanência para Idosos”. Representantes de 24 instituições participaram da oficina que teve como objetivo a reflexão dos direitos das Instituições de Longa Permanência para Idosos junto a política nacional de assistência social.

Bernardo D'Almeida, secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, informou que, só neste ano cerca de 900 pessoas residentes em 23 cidades pernambucanas, de um público composto por Conselhos de Idosos, Secretários Municipais e demais órgãos, voltados para esse público, debateram a atenção, prevenção e violência contra o idoso.

Já Niedja Guimarães, superintendente Estadual dos Direitos do Idoso que abriu os trabalhos destacou que a capacitação é um momento de rever e aplicar de forma eficaz nas instituições a política que rege os direitos da pessoa idosa. “A nossa proposta de realizar esse encontro é trabalhar a política nacional de assistência social dentro das instituições que prestam serviços as pessoas idosas”. Ela ainda acrescentou a importância de conscientizar a população de que os direitos humanos precisa ser respeitado independente do segmento.