17.07.2014 - 16:35
Seminário Internacional sobre Drogas acontece em Olinda
Por Jô Lima e Jacqueline Bezerra - Responsável Jô Lima / Ass. de Imprensa da SEDSDH
Durante dois dias o público irá discutir políticas públicas para usuários de drogas e seus familiares
Foto: Paulo Maciel

Teve início hoje (17), o Seminário Internacional sobre Drogas e Redução de Danos, que acontece até amanhã (18), no Centro de Convenções de Pernambuco – Teatro Beberibe, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Organização Internacional Open Society Foundation; prefeituras das cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, além do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas e Conselho Regional de Psicologia. O encontro que está sob a coordenação de Rafael West, gerente Geral de Políticas sobre Drogas da SEDSDH, é destinado à profissionais da rede de Saúde e Assistência Social da Região Metropolitana do Recife; estudantes e professores da área de saúde e ciências humanas.

Bernardo D'Almeida, secretário da SEDSDH, que abriu o evento, falou que Pernambuco vem desenvolvendo ações que ampliam e integram as políticas públicas sobre drogas, trabalhando com três eixos, prevenção, cuidado e autoridade/repressão, com o objetivo de reduzir os problemas ocasionados pelo uso e tráfico de drogas. “Hoje aqui, será abordado temas como Políticas Públicas sobre Drogas em Pernambuco; Desenvolvimento Internacional de Redução da Danos; Internação Compulsória e Direitos Humanos; Práticas de Redução de Danos e Cuidado ao Usuário de Drogas em Vancouver - Canadá e o Território e as Práticas de Cuidado. A vinda desses profissionais internacionais vai aprimorar ainda mais as ações desenvolvidas pela SEDSDH, com troca de experiências, de saber como eles trabalham a temática em seus países e apresentar também o nosso trabalho”.

Sara Evans, Diretora Sênior do Programa internacional de Desenvolvimento de Redução de Danos da Open Society Foudation - OSF, foi a primeira palestrante, mediada pelo Professor do Departamento de Sociologia da UFPE, José Luiz Ratton. Na ocasião, ela fez uma explanação das experiências exitosas implementadas pela OSF. 

Já Denise Tomsin Joshi, pesquisadora Internacional sobre internações forçadas a usuários de drogas destacou a importância das ações desenvolvidas em Pernambuco para que as mesmas sirvam de exemplo para outros países. O seminário também conta com a presença de Liz Evans, coordenadora dos Serviços de Usuários de Drogas em Vancouver.

O encontro será encerrado com a peça teatral “A Gente Já Disse Tudo”, composta por moradores da comunidade de Santo Amaro, que faz parte do grupo Projeto Fábrica de Criação, da ONG Movimento Cultural Fazendo Arte. O espetáculo é uma colagem das mais diversas situações, envolvendo as temáticas vividas por estes jovens, que dramatizaram a redução de danos.

Programação:

 

Dia 18 de julho de 20014

8:30h – 9:00h

Recepção dos participantes e assinatura da lista de presença

9:00h – 9:30h

Apresentação Cultural: Teatro do Oprimido (Prefeitura da Cidade do Recife)

9:30h – 11:30h


Mesa Redonda - “A Política de Redução de Danos e o Cuidado à população em Situação de Rua”


Mediadora:

Valéria Monteiro – Gerente da Proteção Especial de Média Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura da Cidade do Recife.


Palestrantes:

Gabriel Pamponet dos Santos - Psicólogo, psicanalista, especialista em Atenção Integral ao Consumo e aos Consumidores de álcool e Outras Drogas (UFBA) e Coordenador Técnico do Ponto de Cidadania de Salvador.


Marina Moreto - Geógrafa pela Unicamp, especialista em artepsicoterapia com intervenções psicanalíticas de orientação Winnicottiana. Mestre em Educação pela UNICAMP. Consultora para diversos órgãos do Governo Federal, como o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, na área de População em Situação de Rua. Assim como presta consultoria para organismos da ONU e diversos municípios e estados brasileiros sobre políticas sociais.



11:30h – 12:30h

Debate

12:30 h - 14:00h

Almoço

14:00h - 15:30 h

Mesa Redonda “O Território e as Práticas de Cuidado”.



Mediadora:

Telma Melo– Coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura da Cidade do Recife


Palestrantes:

Vânia Medeiros - Coordenadora do Centro Regional de Referência da Paraíba (CRR).


Fátima Pontes - Coordenadora Executiva da Instituição e Coordenação Artística da Trupe Circus: Escola Pernambucana de Circo – EPC.

15:30h – 16:00h

Coffee Break

16:00h – 17:00h


Debate

17:00h

Encerramento

Voltar