09.07.2014 - 17:46
FIG 2014 terá camarote de acessibilidade e oficinas para pessoas com deficiência
Por Élida Maria - Responsável Jô Lima - Assessora de Imprensa
Entre as atividades inclusivas estão capacitações de artes como a oficina de teatro "mãos que falam"

Numa parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, por meio da sua executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, e a prefeitura de Garanhuns, será montado durante toda a programação da 24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, pela quarta vez, o Camarote da Acessibilidade, que tem como objetivo fortalecer a participação da pessoa com deficiência, promovendo cultura e lazer, além da acessibilidade e inclusão social.

Segundo Bernardo D’Almeida, secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o espaço será coordenado pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, e Prefeitura do Município, responsável pela montagem do camarote. “Com capacidade para cerca de 45 pessoas, o camarote ficará na Praça Guadalajara  e funcionará em dois momentos: na parte da tarde para visita pedagógica e oficinas e à noite durante a programação dos shows. Na estrutura haverá banheiro químico adaptado, intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e segurança, além de transporte”, destacou.

Mais acessibilidade - Outra atuação da SEAD, além das articulações já realizadas,  será a produção de vídeos em Libras com a divulgação das capacitações que serão realizadas e as atividade-s culturais, além da impressão da programação oficial em braile em parceria com a Associação de Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (ADVAMPE). A Superintendência irá oferecer oficinas voltadas para veículos de comunicação da cidade com foco na acessibilidade comunicacional, artesanato e teatro para pessoas com deficiência auditiva, intitulada de “mãos que falam”.

As inscrições para o Camarote da Acessibilidade serão realizadas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMUD, a partir da próxima segunda-feira (14), das 8h ás 14h.