25.11.2011 - 16:49
Políticas sobre prevenção às Drogas são debatidas na ALEPE
Por Jô Lima
A reunião teve como tema: "Tráfico de Drogas e a Violências causada pela ação criminosa"

Rafael West, coordenador da Câmera de Políticas sobre Drogas do Pacto pela Vida, esteve hoje (25), na Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, onde participou da discussão sobre “Tráfico de Drogas e a Violência causada pela ação criminosa”. A ação, realizada em Pernambuco, foi a última reunião itinerante da Comissão de Políticas de Combate às Drogas, da Câmera dos Deputados Federais, que está elaborando um relatório das reuniões realizadas no Brasil.

Givaldo Carimbão, dep.Federal por Alagoas, relator geral da Comissão, informou que, além dos 27 estados brasileiros visitados, a comissão foi conhecer os trabalhos realizados referente ao Combate às Drogas na Colômbia, Bolívia e Peru. “Já pode-se observar ações que poderão ser implantadas em nosso país. O essencial na batalha Contra às Drogas é educar os jovens e a recuperação dos pacientes é um trabalho sério para trazê-los de volta a sociedade e a criação de leis mais densas no combate aos criminosos”, destacou.

Na oportunidade, Rafael West falou das ações que o Pacto pela Vida vem desenvolvendo no enfrentamento ao crack e outras drogas, que fazem parte das estratégias da redução de violência a criminalidade.

Ele disse que, só neste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SEDSDH já investiu mais de R$ 5 milhões em ações de enfrentamento às drogas. Um dos pilares deste trabalho é o Programa Atitude – Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus Familiares. Atualmente, ele já é realidade nos municípios do Caruaru, no Agreste, e em Recife, Cabo de santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Através de co-financiamento, ainda há unidades em Bom Jardim, no Agreste.

Segundo ele, o Governo do Estado trabalha para no próximo ano a seja dobrado o valor dos recursos que vem sendo gastos em 2011, superando os R$ 10 milhões e consequentemente ampliar as ações do Atitude, possibilitando a interface permanente com outras políticas públicas, como a saúde, educação e o esporte. 

Como funciona o Programa Atitude? – O Atitude Acolhimento e Apoio consiste na modalidade de casa de passagem, com funcionamento 24h, sendo um espaço de acolhimento a usuários de drogas e os seus familiares. A capacidade é de 30 atendimentos durante o dia e 10 no período da noite.

Já o Atitude Acolhimento Intensivo é um espaço de proteção integral intensivo 24h para usuários de drogas com vínculos familiares e comunitários rompidos, cujo tempo de estadia varia de 1 (um) a 6 (seis) meses de acordo com o perfil do usuário. A unidade possui capacidade de atender 30 pessoas.

Enquanto o Atitude de Rua objetiva a intervenção psicossocial e socioassistencial junto aos usuários de drogas, em especial àqueles em situação risco, de forma itinerante em espaços não convencionais (praças, escolas, bares, ruas e comunidades).  Três carros adaptados com uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiro e educadores, realiza o atendimento nas principais comunidades da região. Cada unidade móvel acompanhará 50 pessoas.
 

Voltar